Brasileira finalista em prova mundial de redação na Inglaterra dá dicas para o texto perfeito
08/10/2025
(Foto: Reprodução) Maria Eduarda Costa Beber Corrêa foi finalista do Concurso de Ensaios John Locke, na Inglaterra
Arquivo pessoal/Maria Eduarda Costa Beber Corrêa
Em boa parte dos concursos públicos ou provas de seleção, a redação tem peso superimportante no resultado. E nada melhor para alcançar uma boa nota do que ouvir as dicas de quem já passou pela experiêcia – e foi bem avaliado.
É o caso de Maria Eduarda Costa Beber Corrêa, estudante de 17 anos de Porto Alegre, que foi finalista em uma premiação mundial de redação na Inglaterra, que entregou a premiação na noite deste sábado (4), em Londres. Entre os 63 mil trabalhos inscritos no concurso do Instituto John Locke, ela ficou entre os cerca de 11 mil finalistas, divididos entre categorias.
O trabalho de Maria Eduarda foi um ensaio na categoria "psicologia" que respondeu à pergunta "Eleanor Roosevelt declarou: Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento. Ela está certa?".
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
No texto, escrito em inglês, defendeu a ideia de que sim, Eleanor Roosevelt estava certa, defendendo de que a frase faz sentido a partir de pensadores, livros e pesquisas.
"Um dos fatores mais importantes é ter repertório para linkar com a sua opinião, usar frases de outros autores. Eu usei frases de Albert Einstein e da própria Eleanor Roosevelt, tudo para provar meu ponto. Ter uma aba ampla de repertório sociocultural ajuda muito na hora de escrever uma redação", explica.
Participação em competição rendeu à brasileira reconhecimento do Concurso de Ensaios John Locke
Arquivo pessoal/Maria Eduarda Costa Beber Corrêa
Dicas para a redação perfeita
Maria Eduarda Costa Beber Corrêa ainda cursa o ensino médio, mas estuda em uma escola com foco em preparação para concursos, chamado Fleming. Por isso, escreve semanalmente uma redação, o que ajudou a conquistar o resultado em Londres. Ela lista dicas para quem deseja fazer uma redação perfeita.
Acumular repertório: "importante ter repertório para linkar com a sua opinião, usar frases de outros autores. O texto é sempre em primeira pessoa, então é importante escrever o que realmente pensa, com preparo e argumento. Nesta prova, eu tinha dois meses para escrever, podia pesquisar, então li artigos, procurei redações de provas anteriores e busquei outros autores, até para entender a questão da estrutura".
Prestar atenção no vocabulário: "na hora de escrever uma redação em prova, tem que ser um pouco mais formal, não usar gírias. A estrutura varia dependendo do curso, mas é importante saber escrever o texto de maneira formal."
Estar atento às novidades: "importante ter atenção às notícias atuais, ter em mente casos recentes para ajudar a provar o seu ponto com exemplos."
Conter o nervosismo: "o nervosismo atrapalha muito, então a primeira coisa é ficar relaxado. Ter noção da sua preparação para a prova ajuda nisso."
Antes de qualquer coisa, um rascunho: "o que também ajuda a conter o nervosismo é escrever um rascunho antes. Colocar todas as ideias no papel, ir escrevendo sem se preocupar com a forma. Depois disso, pode começar a modelar melhor, prestar atenção no vocabulário, e então colocar no papel."
Veja dicas de alunos que tiraram nota mil na redação do Enem 2022
VÍDEOS: Tudo sobre o RS