Após quatro adiamentos, monotrilho entre aeroporto em Guarulhos e CPTM segue sem previsão de entrega

  • 08/10/2025
(Foto: Reprodução)
Anac solicita medidas contra a GRU Airport após adiamentos na entrega do monotrilho do aeroporto em Guarulhos A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizou uma nova vistoria no monotrilho que deve ligar o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, à Linha 13-Jade da CPTM. Mesmo após quatro adiamentos, o projeto segue sem previsão de entrega e ainda apresenta falhas consideradas graves pelos técnicos da agência. Segundo o relatório preliminar da Anac, elaborado após a visita técnica na última quarta-feira (1º), os sistemas de automação, controle e operação do trem não estão concluídos, o que impede a liberação para funcionamento. A entrega inicial estava prevista para fevereiro de 2024, mas o cronograma já acumula mais de um ano e meio de atraso. ✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp Enquanto isso, quem desembarca na Estação Aeroporto-Guarulhos, da CPTM, continua dependente de ônibus para chegar aos terminais do aeroporto. Os veículos, que deveriam funcionar apenas de forma provisória, operam desde 2018, quando a estação foi inaugurada. ➡️ O transporte está previsto no contrato de concessão do Aeroporto de Guarulhos, o que significa que cabe à Anac fiscalizar sua implementação para saber se a operadora está cumprindo as obrigações contratuais. A agência informou que estuda a aplicação de sanções em razão da demora na conclusão das obras e das pendências técnicas ainda não resolvidas. O órgão também deve cobrar um novo cronograma atualizado de entrega. 🔎 A GRU Aiport é responsável por construir e operar o monotrilho, mas o fornecimento dos veículos (composições) do transporte cabe ao consórcio AeroGRU. Procurada, a GRU Airport não se manifestou até a última atualização desta reportagem. 1ª composição do "people mover" entregue no Aeroporto Internacional de SP, em Guarulhos Divulgação/Governo Federal 'People Mover' Anunciado em 2019 pelo ex-governador João Doria, o monotrilho, também chamado de "People Mover", foi alvo de questionamentos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) — que alegava falta de estudos para comprovar que o modal era a opção mais viável para ser implementada no aeroporto. As obras foram paralisadas em setembro de 2021 e só puderam ser retomadas no ano seguinte, mediante a aprovação do TCU, após o governo de São Paulo sanar irregularidades apontadas em auditorias feitas pelo tribunal. O sistema possui 2.700 metros de extensão, com três veículos projetados para acomodar 200 usuários cada. A primeira composição do monotrilho foi entregue em Cumbica em março de 2024.

FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/10/08/apos-quatro-adiamentos-monotrilho-entre-aeroporto-em-guarulhos-e-cptm-segue-sem-previsao-de-entrega.ghtml


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